09 junho 2012

Oie... Estava sumida... muito trabalho e os estudos nem se fala...rs Bom pra quem não sabe faço enfermagem.. E aqui na minha cidade tá muito quente... O verão chegou...e com ele os ventos , puera... E a gripe... Bom pelo que vi muita gente se engana com a gripe, se entope de remédio que não adianta nada... Vou esclarecer algumas coisas sobre a gripe espero tirar a duvida de algumas pessoas... Ah e muito obg por me seguirem, e comentar as postagem... bjO ;*


Gripe...


O que é bom pra gripe?

Esta é uma das perguntas mais ouvidas por quem trabalha em farmácia. E este é um dos assuntos mais cheios de lendas, crendices e informações incorretas. Ou, simplesmente, falta de informação.

Gripes X Resfriados

Qual a diferença entre gripes e resfriados? A maioria das pessoas considera os dois como sinônimos, mas não são! A gripe é causada exclusivamente por um vírus denominado influenza. Seus sintomas são febre alta (próxima dos 40°C), mal-estar pronunciado, calafrios, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse seca e fadiga. A febre pode durar de 3 a 8 dias, e a remissão da doença ocorre entre 1 e 2 semanas.

Já o resfriado pode ser causado por um grande número de tipos de vírus, sendo o principal deles o rinovírus. Os sintomas costumam ser bem mais leves que os da gripe, e incluem febre baixa (ou ausência de febre), coriza (nariz escorrendo), espirros e tosse. A maioria esmagadora das vezes que você fala ou ouve alguém falar que está gripado, está na verdade resfriado.

Estou começando a ficar gripado. Tem algum remédio bom pra cortar a gripe?


Seria muito bom se tivesse! Na verdade, existe um medicamento que impede a multiplicação do vírus no corpo, mas que somente atua contra os vírus influenza, da gripe, e não tem ação alguma contra os vírus que causam o resfriado. Este medicamento é o Tamiflu (oseltamivir) que passou a ficar famoso após a epidemia do vírus H1N1 (um subtipo do vírus influenza). Até o momento, é o único medicamento que tem ação comprovada para “cortar” a gripe. Já no caso dos resfriados, a única coisa que pode ajudar é o Vick Primeira Proteção, que é um gel que se aplica dentro do nariz logo aos primeiros sintomas do resfriado, e acaba por englobar os vírus no local onde eles ficam incubados, inibindo sua multiplicação e fazendo com que a intensidade e duração dos sintomas seja reduzida.

Mas e os medicamentos antigripais? Servem pra quê, então???
Esta nomenclatura é infeliz (pra não dizer que é puramente comercial). A maioria dos antigripais contém, em sua fórmula, substâncias que combatem a dor e a febre, a coriza e a congestão nasal. Ou seja, combatem os principais sintomas das gripes e resfriados de uma vez. Repararam bem? Combatem os sintomas, e não os vírus!!! Mas você certamente tem um amigo que usou algum antigripal que foi “tiro e queda”. Pura coincidência! Ele estava resfriado, e teve uma melhora dos sintomas, parecendo que foi o medicamento que “cortou”. Volto a afirmar que estes medicamentos não têm NENHUMA ação contra os vírus e não “cortam” nada!

Vacina contra a gripe


Cansei de ver gente falando: “Tomei a vacina contra gripe e, olha, não adiantou nada! Estou gripado!”. Aiaiai... Acho que não preciso dizer mais nada, né? A esta altura, você já sabe que os vírus que causam gripes e resfriados são diferentes, e que a vacina atua somente contra os da gripe. E a pessoa em questão deve estar resfriada. Eu disse “deve”, porque nenhuma vacina tem 100% de eficácia, então esta pessoa pode estar com uma variante do vírus da gripe não coberta pela vacina.

Uso de antibióticos

Antibióticos servem para matar ou impedir o crescimento de bactérias. Gripes e resfriados são causados por vírus. Logo, antibióticos são ineficazes nestes casos. Simples assim! Mas tem gente que insiste em tomar antibióticos, e até injeções contra gripe que misturam diversas coisas a antibióticos (absurdo!). Bem, isso só contribuirá para o aparecimento de novas superbactérias (como a KPC)! Além de gastar dinheiro à toa. E mais uma vez, por que tem gente que disse que melhorou tomando antibiótico? Porque nos resfriados, a melhora é relativamente rápida (2-4 dias). Então, parece que foi o antibiótico que ajudou. Mas não foi! Mesmo que não tivesse tomado nada, já melhoraria sozinho. Os antibióticos só entram em ação após uma complicação da gripe, onde bactérias oportunistas aproveitam que o sistema imunológico está debilitado e provocam infecções.

Espero ter esclarecido um pouco algumas dúvidas sobre este assunto!


4 comentários:

  1. Muito interessante os seus esclarecimentos. Gostei de ler! Bjs**

    ResponderExcluir
  2. Querida Quel.

    Entrei no seu espaço blogueira e saí doutora em gripes e resfriados [brincadeirinha].

    Muito bom seu texto, muito esclarecedor.
    Te seguindo e esperando sua bela presença como seguidora também, sempre que possível estarei por aqui, se me permitir...

    Em Cristo,

    ***Lucy***
    Vem!

    ResponderExcluir
  3. Oie meninas... obg, fico feliz que vc's tenham gostado... Estou sem tempo facul, trabalho... Rs
    Mais entrei de férias 0/... Voltei c muitas coisas legais... bjO

    ResponderExcluir
  4. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir