21 julho 2012

   Pano Branco 



Sabe aquelas manchas brancas que aparecem no corpo de muita gente após uns dias na praia? É isso mesmo: o famoso "Pano Branco", a Micose de Praia! Mas como se pega isso?

Na verdade, não se pega isso na praia (ou não apenas na praia). O fungo que causa a Ptiríase versicolor (nome científico da doença), o Ptyrosporum ovale (também conhecido por Malassezia furfur), é um "habitante" natural de nossa pele. O que ocorre, eventualmente, é que eles podem causar esta micose em determinadas situações, como a baixa da imunidade, umidade, calor...

Normalmente, a pessoa que tem esta micose nem nota que ela existe. Em raros casos ela pode apresentar coceira, ou descamação. Mas as pessoas só sabem que estão com Pano Branco por causa das manchas esbranquiçadas na pele.

E por que as manchas são brancas?

Porque este fungo produz uma substância, o ácido azelaico, que é um inibidor da produção do pigmento da pele - a melanina. Então, os locais ao redor da micose, após a exposição ao sol, se bronzeiam, enquanto sob a micose a pele continua com o mesmo tom, já que o ácido azelaico está impedindo a formação de mais melanina. Por isso estas manchas aparecem após a praia ou piscina, quando as pessoas se bronzeiam e o contraste fica evidente.

O diagnóstico, através do exame micológico da lesão e do exame com lâmpada de Wood, possibilita o encontro do agente causal, bem como determina a extensão das lesões.


O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos por via oral (comprimidos), ou local (cremes, loções, sprays,etc).


Mesmo após o tratamento, as manchas brancas podem persistir exatamente por conta desta diferença na pigmentação. Ou seja, a micose não está mais ativa, mas a pele no local ficou menos pigmentada do que o resto. Mas a coloração vai ficando mais uniforme em alguns meses, dependendo da exposição ao sol.

Então, por favor, não fique tomando medicamentos ou usando cremes contra micoses sem orientação médica, pois além de serem inúteis contra as manchas, ainda podem trazer uma série de efeitos colaterais.



5 comentários:

  1. Olá,

    Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330 000 receitas dos sites web e blogs mais populares. No site criamos a seção Top blog de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as poden encontrar utilizando nosso buscador. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Passei, vi, li e gostei... Adorei esse blog. Parabens!
    Aguardo a sua visita em meu blog, se possivel, vote em meu blog para o "PRÊMIO TOP BLOG 2012" já somos TOP 100, agora 2º turno... Seja bem vindo(a) Manoel Carlos Alves - http://inkdesignerstampas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Passei, vi, li e gostei bastante. Parabéns pelo blog. Sugiro que faça uma visita ao meu também, se gostar, por favor vote em meu blog, que ja conquistou o TOP 100 e agora estamos sendo votado para o 2º TURNO. Desde já meus agradecimentos. http://inkdesignerstampas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá irmã Raquel, passei pela net visitando vários blogs, e passei pelo seu lindo e excelente blog, não li muito mas o suficiente para ver que pelas suas palavras aqui expressas, que é um ser que ama o mesmo Deus, e que deseja servi-lo e honra-lo, e isso para mim é mais que motivo de alegria. Quero deixar-lhe um convite: Mas faça-o só se desejar, se não estiver interessada pode deletar meu comentário que não fico chateado. Se deseja fazer parte dos meus amigos virtuais no blog, O Peregrino e servo.
    Ps.Decerto que irei retribuir seguindo também seu blog.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir
  5. Obg meu anjo, estou meio ausente, Facul, estagio... tá meio complicado entrar, + obg pelo Comentário. Fiquei muito feliz. E já estou te seguindo... bjO

    ResponderExcluir